Ainda é possível se candidatar para o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de Campinas.
A conferência e a eleição de novos conselheiros acontecem no sábado, das 8h30 às 17h, em uma universidade que fica na Rua Dr. Sales de Oliveira, número 1661, na Vila Industrial.
A programação do evento inclui a elaboração de diretrizes para a mobilidade urbana da metrópole.
O mandato do Conselho é de três anos, sendo permitida a recondução, e não há remuneração. O próximo mandato vai de agosto a maio de 2027.
A composição é tripartite, com dez conselheiros e suplentes em cada um de três grupos: representantes da população; de secretarias e órgãos públicos municipais; e de serviços de transporte, sindicatos, comércio, indústria, entidades estudantis e instituições de ensino.
Os representantes da população, de transportadores e outros setores devem se candidatar e concorrer às eleições na Conferência Municipal de Mobilidade Urbana. Já os da Administração Municipal são indicados pelo Gabinete do Prefeito.
Para representar a população, serão eleitos conselheiros para cada uma das seis macrorregiões (Central, Norte, Leste, Sul, Noroeste e Sudoeste) e quatro segmentos (pessoa idosa, pessoa com deficiência, população jovem e grupos de ciclistas). Cada um desses dez grupos terá um membro titular e um suplente eleitos.
Para participar, é preciso residir em Campinas e ter idade mínima de 18 anos, com exceção do segmento da população jovem, que contempla pessoas com idade entre 15 e 29 anos. Já para o segmento de pessoas idosas, é necessário ter idade igual ou superior a 60 anos.
O candidato pode se inscrever apenas uma vez: para representar a região onde reside ou um segmento do qual faça parte.
Para participar da Conferência apenas como participante e eleitor, sem ser candidato a conselheiro do CMMU, não é preciso realizar inscrição prévia, pois haverá cadastro na recepção do evento, das 8h30 às 9h.
É possível votar uma única vez, escolhendo um segmento do qual faça parte.
O eleitor também deve residir em Campinas e ter, pelo menos, 18 anos – ou 15 anos, no caso de eleitores do segmento da população jovem.