Com óbitos de bebê e cinco adultos, Campinas atinge 60 mortes por dengue

Foto: Divulgação/Prefeitura de Campinas

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou nesta sexta-feira mais seis mortes por dengue na cidade. Com isso, o total chega a 60 neste ano. As confirmações são de óbitos ocorridos entre 28 de março e 5 de junho.  

Segundo a pasta, não houve crescimento de casos, pois foi registrada redução da transmissão da doença a partir da segunda quinzena de maio, por conta de baixas temperaturas, e estabilidade desde julho. Até a última segunda-feira, dia 19, foram confirmados 118.087 casos de dengue em 2024. 

Entre as vítimas da doença, um bebê de apenas quatro meses, que morreu no dia 5 de junho. Os outros cinco óbitos foram de adultos de 31 a 91 anos, sendo quatro homens e uma mulher. 

Campinas declarou fim do estado de emergência para dengue em 14 de junho, mas ainda registra número elevado de casos para o período e segue em epidemia. Com isso, as medidas de prevenção e combate à dengue devem ser contínuas e realizadas o ano todo pela população, inclusive durante o inverno. O pico de transmissão da dengue neste ano foi entre os dias 7 e 13 de abril. 

A pessoa que tiver febre deve procurar um centro de saúde imediatamente para diagnóstico clínico e não deve realizar automedicação, o que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação. Já quem estiver com suspeita de dengue ou doença confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve buscar o quanto antes por auxílio em pronto-socorro ou em UPA, segundo a Saúde. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.