A pesquisa eleitoral contratada pela EPTV e divulgada durante a noite desta terça-feira (27) no EPTV 2 também repercutiu o cenário Estadual e Nacional para o eleitor em Campinas (SP), com as avaliações dos governos do Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva (PT), e do Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
37% das pessoas ouvidas na pesquisa da Quaest avaliaram a gestão de Lula como sendo negativa. Já a de Tarcísio, 12% das pessoas entendem que o governador não está fazendo uma boa gestão.
A pesquisa também aponta a opinião das pessoas que os julgam como positivo, regular e das daqueles que não souberam avaliar.
Sobre o presidente Lula, 25% das pessoas avaliaram a gestão como positiva, 33% disseram que é regular e 5% não souberam ou não quiseram responder. Já Tarcísio teve seu governo avaliado como positivo por 44% das pessoas, como regular 29% e 15% não souberam ou não quiseram responder.
Além dos atuais gestores, a pesquisa também trouxe o nome do ex-presidente da república Jair Messias Bolsonaro, que teve seu governo, entre 2019 e 2022, avaliado positivamente por 36% dos eleitores de Campinas, 26% avaliaram como regular, 36% como negativa e 2% não quiseram responder.
A pesquisa, encomendada pela EPTV, foi realizada presencialmente com 900 pessoas de 16 anos ou mais em Campinas, nos dias 24 e 26 de agosto, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-03299/2024. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos.
Abaixo lista completa das avaliações:
Governo Tarcísio
- Positivo: 44%
- Regular: 29%
- Negativo: 12%
- Não soube/não quis responder: 15%
Governo Lula
- Positivo: 25%
- Regular: 33%
- Negativo: 37%
- Não soube/não quis responder: 5%
Bolsonaro
- Positivo: 36%
- Regular: 26%
- Negativo: 36%
- Não soube/não respondeu: 2%