Um guarda municipal de folga, de 60 anos, foi preso em flagrante na madrugada deste sábado (31), em Louveira, suspeito de atirar contra três pessoas durante uma festa, que acontecia na Área de Lazer do Trabalhador.
Uma das vítimas atingidas ficou com a bala alojada na perna. Ela foi levada à Santa Casa e precisou ser transferida para o Hospital São Vicente de Jundiaí, onde deve passar por cirurgia para retirada do projétil. Segundo o boletim de ocorrência, a vítima não corre risco de morte.
As outras duas pessoas foram atingidas de raspão e também passaram por atendimento médico.
Segundo o boletim de ocorrência, guardas municipais de Louveira que trabalhavam no evento ouviram o disparo e correram para o lugar onde o grupo estava. No local, encontraram o suspeito caído e um morador entregou a arma que seria dele.
Aos guardas, o homem admitiu que disparou acidentalmente a pistola que carregava. A arma foi apreendida. O GM suspeito, que atua na corporação de Vinhedo, acabou afastado das ruas, após o ocorrido, e passará por exame psicológico.
O caso foi registrado na Delegacia de Louveira como disparo de arma de fogo e lesão corporal.
Não foi definida fiança, já que o crime ao qual ele vai responder prevê pena maior que 4 anos de reclusão.
O que diz a prefeitura:
“A Prefeitura de Louveira informa que a Festa Nordestina, que tem sido realizada na área de Lazer do Trabalhador, não é de organização e responsabilidade da Prefeitura, e sim de uma empresa particular.
Entretanto, um dos itens cobrados pela Prefeitura para uso do Espaço Público, para que a Festa pudesse ser realizada, é o investimento em segurança interna, que tem sido realizado por seguranças particulares contratados pela empresa organizadora da Festa.
Contudo, a Guarda Municipal tem dado respaldo a este como qualquer outro evento que é realizado na cidade e, graças a ação efetiva e rápida da Guarda Municipal de Louveira, foi abordado e levado o Guarda Municipal de Vinhedo, autor da confusão e do disparo, à Delegacia de Louveira ainda na noite de sexta para sábado. (importante reforçar que ele não estava a trabalho).
Por ser agente de segurança, o Guarda Municipal de Vinhedo tem autorização para portar arma de fogo, contudo qualquer informação a respeito do Guarda e da sua ação deve ser questionada à Prefeitura de Vinhedo.
Na sexta, na festa, circularam cerca de 12 mil pessoas e o esquema de segurança, segundo a empresa organizadora, foi reforçado para os próximos dias, após este incidente”.
O que diz a organização do evento:
“Lamentamos o fato isolado ocorrido no interior do recinto da Festa Nordestina na última sexta-feira. Importante frisar que toda a assistência foi disponibilizada aos envolvidos, assim como ressaltamos a rápida conduta da Guarda Municipal de Louveira ao deter, junto com nossos segurança internos, o Guarda de Vinhedo que se envolveu neste lamentável episódio, completa na contramão da Festa que tem sido um sucesso de público.
Ressaltamos que investimos na segurança interna, assim como na revista na entrada de todos os visitantes. Conforme passado pela Guarda de Louveira, pelo fato de ser segurança público municipal, não seria permitido reter a arma do Guarda de Vinhedo na entrada da Festa, embora precisariam verificar com a Prefeitura de Vinhedo o porquê ele estava armado numa festa particular e não estava em serviço”.