A Polícia Federal, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Polícia Militar Rodoviária realizaram nesta terça-feira (3) uma operação para combater uma associação criminosa voltada a roubos de cargas e caminhões. Segundo a corporação, o grupo é muito violento e atua na região da Grande São Paulo e Campinas.
Ao todo, foram cumpridos 4 mandados de prisão temporária e 3 de busca e apreensão na cidade de Barueri. Além das prisões por conta dos mandados, um quinto integrante da associação criminosa foi preso em flagrante.
Conduzida pela Delegacia de Polícia Federal de Campinas, a investigação começou em maio de 2024. O ponto de partida foi um roubo de carga planejado e não executado, no dia 17 de maio, em Santana de Parnaíba.
Durante as apurações, contatou-se que o grupo criminoso abordava veículos estacionados para descanso do motorista, invadindo com violência as cabines e rendendo as vítimas.
Rendidos, os motoristas e ajudantes eram levados até cativeiros, que ficavam em regiões de matagais e próximos aos locais dos roubos.
Em seguida, os criminosos davam destinação ao veículo e cargas usando bloqueadores de sinal para evitar a ação policial.
Segundo a equipe policial, a associação criminosa teria relação com pelo menos 21 crimes cometidos em 14 municípios paulistas, entre maio e agosto de 2024. Em Campinas, um dos assaltos aconteceu no dia 21 de agosto.
Na operação foram apreendidos veículos, arma de fogo de calibre restrito e numeração raspada, jammer (aparelho para bloqueio de sinal), celulares e documentos.
Os investigados vão responder pelos crimes de associação criminosa e roubo, com penas que podem chegar a 20 anos de prisão.
Os 5 presos foram encaminhados para a Superintendência Regional da Polícia Federal de SP, e ficam à disposição da Justiça.