Um levantamento apontou que os carros representam a maior parcela dos veículos mirados por criminosos para golpes e tentativas em anúncios automotivos. Em 2023, o crime somou R$ 260 milhões, na Região Metropolitana de Campinas, que é formada por 20 municípios.
O dado é 32% menor do que o registrado no ano anterior. Em 2022, foram R$ 383 milhões de prejuízo. O levantamento é da plataforma de compra e venda OLX.
Ainda de acordo com os dados divulgados, os carros representam 76% do total de fraudes em anúncios automotivos no ano passado. Em seguida, aparecem as motos, com 21%, e caminhões, com 3%.
Ao todo, foram registrados 6.327 golpes em 2023, contra 10.023 no ano anterior. Entre eles, a coleta de dados com 51%; roubo de conta, 41%; anúncio falso com 4% e falso pagamento com 2% (em 2023).
Christiany Pegorari, advogada e professora de direito processual penal da PUC-Campinas orienta que é sempre importante se atentar a demandas muito vantajosas ou pagamentos antecipados. A especialista ainda orienta sobre o cuidado no momento de agendar o encontro para formalizar a compra ou venda.
Evitar compartilhar o número de celular, endereço, CPF, além de desconfiar de links que não sejam de páginas oficiais, também estão entre as orientações para não ser a próxima vítima.