Imagem de N. Sra. do Carmo furtada há 30 anos em MG seria vendida em Campinas

Foto: Ministério Público de Minas Gerais

Uma imagem do século XVIII de Nossa Senhora do Carmo, furtada há quase 30 anos na cidade de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi recuperada pelo Ministério Público de Minas Gerais após denúncia de que a arte seria comercializada por um leiloeiro em Campinas.

A informação foi trazida pelo Jornal Nacional da TV Globo. A imagem é de madeira esculpida, policromada, mede 38cm de altura, 14cm de largura e 11cm de profundidade e pertence à Igreja da Ordem 3ª do Carmo. O templo religioso e o acervo sacro são tombados desde 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A escultura foi resgatada pela Coordenadoria de Patrimônio Cultural do MP mineiro após uma denúncia recebida via sistema Sondar, que comunicou o anúncio de venda da imagem em um site de uma casa de leilões em Campinas.

A partir dessas informações, o Ministério Público instaurou procedimento de investigação para apurar a denúncia e adotar providências para resgatar a peça sacra, furtada no dia 10 de janeiro de 1995. 

Um laudo técnico emitido pelo MP aponta que no site de leilões a imagem foi descrita como vinda de Minas Gerais e atribuída ao artista Vieira Servas, e que há “linhas convergentes” com a obra furtada.

Após as análises técnicas, confirmou-se que a imagem comercializada pertencia a Sabará, sendo adotadas as medidas legais para que o bem cultural retornar ao local de procedência.

A plataforma Sondar, lançada em 2021, reúne objetos desaparecidos, recuperados e restituídos em Minas Gerais

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.