Pelo menos 63.004 candidatos disputam 2.537 vagas, em 69 cursos de graduação, no vestibular 2025 da Unicamp. No primeiro ano em que a opção foi oferecida, a carreira de treineiros somou 5.710 estudantes inscritos.
Segundo a comissão organizadora (Comvest), o número de inscritos neste ano é 2% menor em relação ao ano anterior, mas maior do que o registrado em 2022 e 2023.
Os cursos mais concorridos são, na ordem: Medicina, Ciência da computação, Arquitetura e urbanismo, Ciências econômicas (integral e noturno), Ciências biológicas, Comunicação social – Midialogia, Farmácia
Engenharia da computação, Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas e História.
No vestibular 2025, estudantes que não concluíram o ensino médio puderam se candidatar à carreira de treineiro. Antes, os candidatos com esse perfil que quisessem ter a experiência de fazer a prova da universidade poderiam escolher qualquer curso disponível. Agora, eles devem escolher entre ciências humanas e artes; ciências exatas e tecnológicas e ciências biológicas e saúde.
Das 5.710 candidaturas registradas nas três opções, foram 2.542 para ciências biológicas; 2.123 para ciências exatas; e 1.045 para ciências humanas.
Os candidatos que fizerem a prova como treineiro vão ter a classificação divulgada e recebem um certificado de participação. Estes estudantes não participam das provas de habilidades específicas e não são convocados para fazer matrícula.