A rua 13 de Maio, no coração do comércio de Campinas, está passando por uma transformação. Teve início a instalação de sombrites azuis, em um projeto liderado pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic).
O objetivo é não apenas renovar a decoração do calçadão, mas também proporcionar maior conforto térmico para os frequentadores. Com um investimento de R$ 220 mil, o projeto promete trazer uma nova “cara” para a tradicional rua do Centro.
As novas telas, feitas de polietileno resistente e com proteção contra raios UV e com desenhos de andorinhas, substituem os antigos guarda-chuvas coloridos, que estão sendo removidos. Ao todo, serão instaladas 61 telas ao longo das próximas semanas, sendo que a primeira fase, com 30 peças, deve ser concluída até o final desta semana. A expectativa é que toda a instalação seja finalizada até outubro.
A proposta de renovar a cobertura divide opiniões. Muitos elogiam a melhoria em termos de conforto térmico, enquanto outros ainda estão avaliando a questão estética da nova decoração. Para Almir Oliveira, frequentador do local, a nova cobertura melhorou o local.
Já o comerciante Henderson Souza acredita que a troca não altera a qualidade do local
Segundo a Acic, a nova estrutura promete reduzir a temperatura do ambiente em até 50%, o que deve tornar o passeio e as compras mais agradáveis, especialmente nos dias mais quentes.
A cobertura se estenderá por seis quadras do calçadão, desde a Estação Cultura até a avenida Francisco Glicério, utilizando a mesma estrutura de treliça que foi montada em 2022 para abrigar os guarda-chuvas. Esses, que não podem ser reaproveitados devido ao método de instalação, estão sendo reciclados. As mudanças devem estar completamente finalizadas até o mês de outubro, trazendo uma nova experiência para quem circula pela Rua 13 de Maio.