Pontos irregulares da Santos Dumont: marginais são apontadas como solução

Espaço que os passageiros aguardam os ônibus - Foto: Fernanda Alves/CBN Campinas

Não é de hoje que a CBN Campinas repercute um problema antigo na Rodovia Santos Dumont: a falta de sinalização de alguns pontos de ônibus que estão espalhados nos dois sentidos, no trecho entre o Parque Oziel e o Jardim Itatinga. O problema não afeta apenas quem depende de ônibus, mas também os demais motoristas que trafegam no trecho.

São pelo menos seis locais em que os ônibus param, mas que não há estruturas de pontos. Uma situação que chamou a atenção mais uma vez para o assunto foi a colisão entre um carro e um ônibus que deixou uma pessoa em estado grave. 

O acidente aconteceu no dia 21 de setembro, quando um carro que seguia no sentido Centro colidiu fortemente na traseira de um ônibus do transporte coletivo de Campinas, que estava parado em um dos pontos da via, no km 75, na região do Jardim das Bandeiras. O carro estava com várias pessoas, algumas com ferimentos leves e um dos ocupantes ficou preso às ferragens, ele foi encaminhado ao Pronto Socorro do Hospital de Clínicas da Unicamp. 

A CBN já tinha ido no ponto que fica na altura do km 74, sentido Indaiatuba, na altura do acesso ao Jardim São João. Ali, por mais que existam passageiros aguardando ônibus, não é um ponto oficial, como confirmou a concessionária da Santos Dumont, a ViaColinas, e a Artesp, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo.

As paradas são consideradas irregulares para a Artesp e para a Concessionária Via Colinas, mas, os pontos ainda podem ser vistos no Google e no aplicativo de mobilidade Cittamobi.

A reportagem então passou pelo trecho entre o Oziel e o Itatinga para verificar quais são os pontos ‘legalizados’, conforme a concessionária e o órgão regulador. No sentido Indaiatuba, são nove que tem sinalização, recuo para os ônibus e espaço para aceleração. Mas, no sentido Campinas, são apenas quatro, com uma distância razoável entre eles. Depois do ponto que fica na entrada do Jardim São José, o outro oficializado fica apenas no Parque Oziel. (No portalcbncampinas.com.br você encontra a relação completa). É importante ressaltar que, no trecho entre o Parque São Paulo e o Sesi, os ônibus circulam pela Rua Gustavo Orsolini, que é marginal da Santos Dumont. Há apenas um ponto demarcado no acesso à rua, próximo ao Sesi, mas que é usado apenas por ônibus rodoviários.

Já o trecho onde há mais movimentação de passageiros, no Jardim das Bandeiras, não tem qualquer ponto oficializado, e isso incomoda os moradores, como conta a cuidadora Silvana de Oliveira.

A estudante Maria Palermo trabalha na região. Ela afirma que a noite é ainda mais difícil ficar no local.

A reportagem também conversou com a Emdec para ver o que é possível fazer nessa região. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas confirmou que não é responsável pela implantação dos pontos de ônibus, mas disse que já se reuniu diversas vezes com a concessionária ViaColinas para discutir as estruturas.

A autarquia de trânsito também faz advertências constantes às empresas de ônibus sobre a parada apenas em pontos regulares e orientadas sobre as práticas seguras de condução. Esse reforço também foi feito com a cooperativa do ônibus envolvido no acidente de 21 de setembro, ainda que a ocorrência tenha sido provocada pelo motorista que perdeu o controle e invadiu o acostamento.

Já sobre a disponibilização dos pontos nos aplicativos de mobilidade, especialmente o Cittamobi, a Emdec disse que vai orientar a empresa que disponibiliza a base de dados usada pelo aplicativo para que retire todos os locais que não são reconhecidos oficialmente.

Sobre a instalação de novos pontos de ônibus, a Artesp, que é responsável por isso, disse que a “sociedade” pode encaminhar a sugestão para análise de técnicos.

A Emdec também aposta que a construção das marginais possa pôr fim nesta discussão, já que, para o trabalho, naturalmente os pontos atuais serão desfeitos para a implantação de outros na pista de menor velocidade.

As discussões sobre a obra estão em andamento, por meio de encontros entre a prefeitura e representantes da concessionária, mas a discussão sobre a construção vem, pelo menos, desde 2015, quando o governo do Estado chegou a prometer a construção. Nunca houve um acordo na época, já que isso não estava no plano de concessão quando a ViaColinas assumiu a administração da Santos Dumont.

Saiba quais são os pontos ‘oficiais’ da Rodovia Santos Dumont

Sentido Indaiatuba, entre Parque Oziel e Jardim Itatinga

  • na altura do Campinas Shopping
  • logo depois na passarela que liga o Jardim do Lago ao Parque Oziel
  • outro após a ponte da Avenida Ana Beatriz Bierrembach
  • o quarto fica próximo ao atacado
  • o quinto fica a poucos metros de distância, na passarela que liga o Jardim das Bandeiras à Vila Mimosa;
  • na descida da antiga Guabi;
  • na altura do Jardim Telesp
  • entre as vias de acesso à Rua Eldorado
  • no Parque São Paulo, antes da passarela metálica que liga o bairro ao Jardim San Diego

Sentido Campinas, entre Jardim Itatinga e Parque Oziel

  • na passarela que liga o Parque São Paulo ao Jardim San Diego
  • no final da subida, na entrada do Jardim São José
  • na altura do Centro de Saúde do Parque Oziel
  • na passarela que liga o Parque Oziel ao Campinas Shopping

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