Uma idosa de 81 anos foi presa em flagrante na tarde de terça-feira (24) por injúria racial em Piracicaba. O incidente ocorreu na avenida Santo Estevão, onde a Polícia Militar foi acionada para atender uma denúncia de racismo contra uma enfermeira, de 34 anos, que trabalhava em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
Segundo o boletim de ocorrência, a idosa teria proferido ofensas racistas contra a vítima e uma outra funcionária da unidade.
Ao chegar ao local, os policiais foram informados pela equipe de saúde sobre as constantes exaltações da acusada com o pessoal da UBS. Neste caso, foi necessária a intervenção da Guarda Civil Municipal, que apoiou na detenção da idosa. e conduziu a suspeita ao 4º Distrito Policial de Piracicaba, onde o caso foi registrado como crime de preconceito de raça ou cor.
A Secretaria de Saúde do município emitiu nota informando que a vítima, uma servidora pública, está recebendo apoio e acolhimento, assim como toda a equipe envolvida no incidente. A pasta destacou que providências estão sendo tomadas para transferir a idosa para outra unidade de saúde, seguindo o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem.
A acusada permanece à disposição da Justiça e o caso está sendo investigado pela polícia. A Secretaria de Saúde reforçou que racismo e desacato a servidor público são crimes, e informou que todas as unidades de saúde de Piracicaba possuem avisos sobre a legislação referente a esses crimes.