Campineiros aprovam esterilização das capivaras nos parques municipais

Foto: Arquivo CBN

Quem frequenta a Lagoa do Taquaral, em Campinas, percebe a circulação das capivaras que vivem no local há alguns anos. Após o anúncio feito pela prefeitura da cidade, cerca de 200 animais serão esterilizados com vasectomia e salpingectomia. 

As cirurgias serão feitas em centros de manejo nos parques da cidade, como o Parque Taquaral e o Lago do Café, para minimizar o estresse dos animais. De acordo com Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA) o controle populacional ajuda a interromper o ciclo de transmissão da febre maculosa, já que as capivaras só transmitem a doença uma vez na vida.

O público que caminha e visita o parque aprovou a medida, como é o caso da securitária Rosana Pettermann. Já a manicure Ana Carolina Trajano acredita que essa ação vai beneficiar os animais.

O assessor do DPBEA, Rodrigo Pires, explica que o procedimento é diferente de uma castração.

Ele ainda afirma que a capivara não é o único animal que pode ter os carrapatos com a bactéria, por isso, essa é uma das medidas para tentar controlar a proliferação. Rodrigo ainda destacou que a esterilização exige uma série de protocolos.

A febre maculosa é causada por uma bactéria transmitida pelo carrapato-estrela, comum em capivaras. Segundo a Secretaria do Clima e Meio Ambiente, a esterilização dos animais tem como objetivo reduzir o nascimento de novos filhotes e, assim, diminuir a transmissão da doença.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.