Uma casa de repouso clandestina, no bairro São Jerônimo, em Americana, foi interditada pela Vigilância Sanitária, nesta quinta-feira (26). A equipe foi acionada pela Polícia Militar.
O local funcionava irregularmente e sem condições de segurança e higiene. O boletim de ocorrência diz que faltava ventilação, barras de apoio no banheiro e os medicamentos não estavam armazenados de forma segura.
Os 17 idosos encontrados foram examinados por uma equipe da Secretaria de Saúde, 5 precisaram de cuidados imediatos e foram encaminhados para atendimento na UPA Dona Rosa, segundo a vigilância. Os outros foram levados pra um centro de acolhimento da prefeitura.
A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos foi acionada para entrar em contato com as famílias dos residentes. Além de interditar o local, a Vigilância Sanitária também elaborou um auto de infração.
A dona da casa de repouso clandestina, de 61 anos, foi levada à delegacia para prestar esclarecimentos. E ela informou que só vai se pronunciar após conversar com um advogado.