Campinas vai substituir as duas doses de reforço da vacina oral poliomielite bivalente (VOPb), conhecida como gotinha, por uma dose do imunizante injetável (VIP). A partir de agora, o esquema vacinal exclusivo com ele. A mudança acontece no dia 4 de novembro por determinação do Ministério da Saúde.
O esquema vacinal atual contempla três doses da injetável aos 2, 4 e 6 meses e duas doses de reforço da gotinha, aos 15 meses e aos 4 anos de idade.
Com a mudança, em novembro, com a gotinha deixando de ser utilizada, será necessária apenas 1 dose de reforço da injetável, aos 15 meses de idade.
O novo esquema vacinal será:
2 meses – 1ª dose
4 meses – 2ª dose
6 meses – 3ª dose
15 meses – dose de reforço
Entre 28 de setembro e 3 de novembro não haverá vacinação de reforço após esquema primário. Já o atual reforço da gotinha para crianças aos 15 meses (primeira dose) e aos 4 anos (segunda dose) será feito pelos centros de saúde (CSs) até esta sexta, 27.
Chaúla Vizelli, coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, complementa sobre a mudança.
Para se vacinar, não é preciso realizar agendamento. As salas de vacinação funcionam conforme horário de atendimento de cada CS. Basta levar documento de identidade com foto e a carteira de vacinação (se tiver).