As mudanças climáticas se tornaram cada vez mais visíveis, com eventos extremos se intensificando a cada ano. Estimativas indicam que, nos próximos 20 anos, cerca de 70% da população mundial será impactada por esses fenômenos.
Em entrevista ao CBN Campinas, o hidrólogo e professor da Unicamp, Antônio Carlos Zuffo, destacou a frequência crescente de estiagens e como esses eventos podem ser analisados a partir de um contexto histórico.
Zuffo também alertou que, com base em dados recentes, há uma previsão de uma nova estiagem nos próximos dois anos, o que reforça a necessidade de planejamento e prevenção.
Em resposta a essas previsões, a Ares PCJ, Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias da região, deu início à “Operação Estiagem”. De acordo com Francisco Lahóz, secretário executivo do consórcio, a operação visa preparar a região para enfrentar eventuais crises hídricas.
Entre as ações preventivas, está o reinício das obras de construção de barragens na região, previsto para o mês de outubro.