Hospital Ouro Verde realiza mutirão de cirurgias urológicas femininas neste sábado (28)

Foto: Reprodução/ EPTV

O Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi (Ouro Verde) realiza nesse sábado (28) um mutirão de cirurgias de incontinência urinária feminina em 15 pacientes. A cirurgia dura cerca de 20 minutos e pode ser feita em regime de hospital-dia, em que a paciente pode ser liberada para casa após o efeito da anestesia.

O critério para a chamada é o tempo de espera pela cirurgia e as condições clínicas. O procedimento, segundo o urologista Edson Soares Bezerra, é considerado minimamente invasivo e consiste na colocação de sling (faixa de material artificial) logo abaixo da uretra por via vaginal através de uma pequena incisão.

A incontinência urinária de esforço se encontra entre os sintomas urinários mais comuns em mulheres após os 50 anos e tem, como fatores de risco, a quantidade de gestações (acima de três), tabagismo, cirurgias como a retirada do útero e obesidade. Estimativas indicam que um terço das mulheres acima dos 60 anos terão algum grau de incontinência urinária.

De acordo com ele, nem todas as mulheres precisarão de tratamento cirúrgico. “As mudanças comportamentais que incluam dieta, exercícios físicos e perda de peso podem ajudar além da interrupção do tabagismo. A fisioterapia da região pélvica tem um valor destacado na melhora dos quadros leves e moderados de incontinência”, afirma.

Será o segundo mutirão neste mês. No último sábado, 21 de setembro, 17 mulheres passaram pelo procedimento. Os mutirões, explica o urologista e coordenador do serviço de Urologia da Rede Dr. Mário Gatti, Fábio Thadeu Ferreira, visa reduzir o número de mulheres que aguardam o procedimento. A fila de espera atual é de 32 pacientes.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.