Preparação das urnas eletrônicas deve terminar nesta segunda-feira (30) em Campinas

Foto: Divulgação/TSE

Desde a última terça-feira, 24 de setembro, as 2.800 urnas que serão usadas nas eleições municipais de Campinas passam por processo de preparação para o pleito, que inclui geração de mídias, carga e lacração. O procedimento acontece em todo o estado de São Paulo, que reúne 114.740 urnas.
Egle Prado, chefe de cartório eleitoral em Campinas, explicou à CBN Campinas quais são as etapas desse processo.

Durante o procedimento, é inserido, por meio das mídias e dos sistemas eleitorais, os dados de eleitores e dos candidatos nas máquinas.

O trabalho reúne, ainda, teste de funcionamento dos equipamentos, cujas portas de acesso físico são lacradas com selos especiais produzidos pela Casa da Moeda. Em Campinas, o processo de prepração das urnas deve ser concluído na próxima segunda-feira, 30 de setembro.

Enquanto durar o processo preparatório, é realizada cerimônia pública, para garantir a idoneidade da preparação das urnas eletrônicas.

Cada zona eleitoral é responsável pela preparação das urnas eletrônicas de suas seções e os trabalhos são realizados no respectivo cartório. A cerimônia é pública e pode ser acompanhada por partidos políticos, federações, coligações e demais entidades fiscalizadoras do sistema eleitoral como o Ministério Público, a Polícia Federal, o Conselho Nacional de Justiça e as Forças Armadas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.