Os horários dos ônibus lideram o ranking de reclamações dos passageiros das linhas do transporte intermunicipal, na região de Campinas. As reivindicações na categoria aumentaram 34,69%.
Foram 1.087 no ano passado, contra 807 em 2022. No primeiro semestre de 2024 foram registradas 514 queixas de usuários da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Os dados foram obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI) pelo Grupo EP.
Ainda entre os problemas recorrentes apontados pelos passageiros: reclamações contra funcionários, pontos e superlotação.
A linha 695, que liga Campinas a Hortolândia, é a campeã de broncas. Ela ocupa o primeiro lugar desde 2022. Quem depende da linha como a copeira Elaine Cristina Gomes, precisa se desdobrar para chegar pontualmente ao trabalho.
E ela não está sozinha. A passageira Elismar Duarte ainda reclama sobre a superlotação e poucos veículos circulando.
A linha registrou em 2022 49 reclamações: superlotação (27) e horários (12) lideraram.
No ano passado, o número cresceu para 134 – horários (87) e funcionários (40) foram as maiores queixas
E apenas no primeiro semestre deste ano, foram 56 registros – funcionários (31) e horários (19) permaneceram nas broncas.
Em nota, a EMTU defende que tem feito “fiscalizações e operações diárias para adequar a oferta de viagens à demanda de passageiros e garantir o cumprimento de horário das partidas”.
A empresa ainda justifica que o aumento dos congestionamentos nas rodovias que cortam a região impacta diretamente no tempo de viagem e no cumprimento dos horários.
Sobre a linha 695, campeã das reclamações, a EMTU pontou que são 21 viagens realizadas entre segunda a sexta e que a oferta é adequada a demanda de passageiros. “Se constatada a necessidade, ajustes serão feitos para melhorar o atendimento aos passageiros”, completa.