A Defesa Civil de Campinas decidiu estender a Operação Estiagem até o dia 15 de outubro. A medida, anunciada por Sidnei Furtado, coordenador da Defesa Civil de Campinas, tem como objetivo intensificar as ações de prevenção e combate a incêndios em áreas de vegetação, que se agravam devido à falta de chuvas e ao clima seco típico dessa época do ano.
A operação tradicionalmente é encerrada em 30 de setembro, no entanto, as altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar continuam a representar riscos consideráveis para o surgimento de novos focos, além disso, a incidência de incêndios criminosos também foi um fator relevante para alta taxa de queimadas, como explica Furtado.
Uma das medidas preventivas já em execução é a instalação de um tanque d’água no Pico das Cabras, área que foi recentemente atingida por incêndios. O tanque, que será utilizado como um ponto de apoio para eventuais ocorrências futuras, é parte das ações para combater rapidamente novos focos que possam surgir na região.
A operação estendida e as medidas preventivas visam minimizar o impacto dos incêndios, que têm se tornado uma preocupação crescente em diversas regiões do estado, especialmente durante a estiagem.