A baixa procura pela vacina contra a dengue por crianças e adolescentes de 10 a 14 anos é preocupante em Campinas. De acordo com a Secretaria de Saúde da cidade, apenas 36,1% dos jovens que receberam a primeira dose voltaram aos centros de saúde para garantir a imunização adequada.
O intervalo entre as doses é de três meses. Conforme a pasta, 9.230 crianças e adolescentes que receberam a dose (63,8%) estão aptos a completar o esquema, mas não voltaram aos centros de saúde.
A coordenadora do Programa de Imunização de Campinas, Chaúla Vizzeli, reforça a necessidade da vacinação. Chaúla ainda conta que a população deve aproveitar esse momento para procurar os centros de saúde.
A estudante Larissa Fernandes Cardoso é uma das adolescentes que está com a carteira de vacinação atualizada. Ela reforça a importância de tomar o imunizante.
Em Campinas, das mais de 14 mil pessoas aptas a receberem a vacina, apenas 5,2 mil tomaram o imunizante. Portanto, 63,9% não completaram o esquema. A vacina está disponível nos 68 centros de saúde de Campinas e não é preciso realizar agendamento para receber a dose.