O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), o desembargador Silmar Fernandes, afirmou na manhã deste domingo (6) que o processo eleitoral no Estado segue de forma tranquila e sem ocorrências graves. As eleições começaram às 8 horas e, até o momento, as únicas intercorrências registradas foram substituições de urnas eletrônicas.
“Até as 9h30, 48 urnas foram substituídas, o que é algo absolutamente normal em um pleito desse porte”, informou Fernandes. Ele destacou que esse número não foge ao padrão esperado e faz parte do planejamento de contingência para garantir o bom andamento da votação.
Sobre a sobrecarga registrada no aplicativo E-Título durante as primeiras horas da manhã, o desembargador afirmou que a situação foi temporária e decorreu do grande volume de acessos simultâneos à funcionalidade de justificativa de voto. “Isso é normal no ambiente informatizado. Muita gente acessando o mesmo sistema ao mesmo tempo pode gerar sobrecarga e atrasos”, explicou.
O próprio Fernandes relatou ter testado o E-Título logo após o pico de acessos e disse que o aplicativo voltou a funcionar normalmente. O desembargador também comentou sobre algumas prisões que aconteceram por prática de boca de urna.