A Polícia Civil de Campinas, por meio da Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC), realizou hoje mais uma fase da Operação “Fio da Meada”. A ação, que contou com o apoio da Guarda Municipal e da Fiscalização Municipal, teve como foco a inspeção de estabelecimentos que atuam no setor de compra e venda de sucatas, com o objetivo de identificar materiais de origem ilícita, especialmente fios de cobre roubados de concessionárias de energia e telecomunicações.
Durante a operação, foram vistoriados 10 estabelecimentos na cidade. Desses, dois foram relacrados e um teve suas atividades suspensas com o lacre do local. Além disso, foram emitidas 10 intimações para regularização administrativa dos negócios.
Ao todo, participaram da ação 15 policiais civis, cinco fiscais da prefeitura e uma equipe da Guarda Municipal. A operação busca garantir que esses estabelecimentos operem de acordo com a legislação vigente, já que o comércio irregular de sucatas está diretamente relacionado a crimes como o furto de fios, o que pode causar sérios prejuízos à população devido à interrupção de serviços essenciais, como energia elétrica e telecomunicações.
A Deic Campinas informou que operações como essa serão frequentes, com o objetivo de combater a prática criminosa e garantir que o comércio de sucatas na cidade siga as normas legais.