A CBN Campinas, em parceria com os portais G1 e AcidadeOn, promove mais um debate eleitoral. Dessa vez será entre os dois candidatos que disputam o segundo turno da Prefeitura de Sumaré (SP) nesta quarta-feira (16), às 14h30. Com um formato inovador, o evento permitirá que cada político administre seu próprio tempo de fala e se movimente livremente no estúdio, marcando uma das ações mais estratégicas da maior cobertura eleitoral já realizada pelo Grupo EP.
A definição das regras ocorreu em reunião na sede do grupo, que contou com a presença de representantes das duas candidaturas. Henrique do Paraíso (Republicanos), que obteve 57.171 votos (44,4%) no primeiro turno, e Willian Souza (PT), com 40.550 votos (31,5%), confirmaram participação no evento.
O debate será dividido em quatro blocos, alternando entre temas livres e determinados, com 20 minutos de duração cada:
– 1º bloco: Perguntas com tema livre
– 2º bloco: Perguntas com tema determinado
– 3º bloco: Perguntas com tema livre
– 4º bloco: Perguntas com tema determinado e considerações finais
Nos blocos de tema livre, cada candidato terá 10 minutos para administrar como preferir, sem limite para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. O papel do mediador será apenas manter a ordem e evitar interrupções.
Já nos blocos com tema determinado, serão discutidos dois assuntos escolhidos pelos candidatos entre seis pré-definidos por jornalistas do grupo: educação, habitação, saneamento, saúde, segurança pública e transporte público/mobilidade. Em cada bloco temático, cada candidato escolherá um assunto, com 10 minutos totais de discussão (cinco minutos para cada lado).
A ordem de quem inicia o primeiro e o terceiro blocos foi definida por sorteio, assim como nos blocos temáticos. Ao final do quarto bloco, cada candidato terá 1 minuto e 30 segundos para as considerações finais, também em ordem sorteada.
Os candidatos terão um púlpito individual para organizar seus papéis de apoio. Eles poderão se movimentar no estúdio durante o debate, mas sem contato físico ou acesso aos documentos do adversário.
Os representantes das candidaturas assinaram uma ata oficial, na qual os candidatos se comprometeram a manter uma postura respeitosa durante todo o evento.