Pedestres que escolhem atravessar rodovias sem utilizar passarelas, além de estar cometendo uma infração de trânsito, também estão se colocando em risco. Como conta o aposentado Orlando Franco dos Reis, que já testemunhou diversas pessoas se arriscando.
Orlando se referia ao trecho da Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), em Hortolândia. E sabendo disso, para reduzir esses riscos, a concessionária Rodovias do Tietê, que administra o trecho, lançou uma campanha que conscientiza pedestres sobre a importância de atravessar com segurança. A iniciativa utiliza adesivos do tipo “lambe-lambe” nos pontos de ônibus, trazendo mensagens de alerta sobre os perigos de cruzar rodovias movimentadas.
Ao todo, 18 pontos de ônibus foram decorados no trecho urbano da via, com foco especial nas paradas próximas às passarelas. A intenção é reforçar a necessidade de uma travessia segura e estimular o uso desses dispositivos.
Segundo Kleber Koch, coordenador de comunicação da Rodovias do Tietê, a campanha busca salvar vidas, alertando pedestres que, por pressa ou desatenção, colocam-se em risco.
Recentemente, dois casos trágicos reforçaram a gravidade do problema: duas mulheres morreram atropeladas na Rodovia Anhanguera, em Limeira, ao tentarem atravessar a pista. Elas foram atingidas por uma moto, um ônibus e um carro. Uma das vítimas morreu no local, a outra até foi socorrida, mas também morreu.
Dados do Infosiga revelam que, em 2023, 1.242 pessoas morreram atropeladas nas rodovias paulistas. Para Koch, o perfil mais comum dos pedestres que se arriscam é o do apressado, que não mede as consequências da ação.
Os adesivos da campanha variam em tamanho e design, utilizando uma linguagem direta e artística. Entre as frases algumas se destacam como “Usar a passarela é fácil, não usar é fatal” e “Se liga, use a passarela”. A proposta é que a mensagem impacte e sensibilize os usuários do transporte público e aqueles que circulam pela rodovia.