A pesquisa Quaest para o segundo turno das eleições em Piracicaba, divulgada neste sábado, aponta empate entre os candidatos Barjas Negri (PSDB) e Helinho Zanatta (PSD). De acordo com o levantamento, contratado pela EPTV, cada postulante ao Executivo tem 50% dos votos válidos.
O número é calculado com base no resultado em votos válidos, que é a forma como o TSE divulga o resultado oficial das eleições. Para este cálculo, foram consideradas intenções de voto da pesquisa, o padrão e o perfil de comparecimento eleitoral na cidade. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Na pesquisa estimulada, quando os entrevistados recebem os nomes dos candidatos, Barjas tem 43% das intenções de voto e Zanatta 41%, além de 13% de brancos e nulos e 3% de indecisos.
Já na espontânea, quando o eleitor não recebe os nomes, ambos obtiveram 34%, com 25% de indecisos e 7% de brancos, nulos ou de quem não pretende votar.
Ainda de acordo com o levantamento da Quaest, 79% dos entrevistados já definiram o voto, 19% afirmam que podem mudar e 2% não souberam responder. Neste recorte, a margem de erro é de 5 pontos percentuais.
Foram ouvidos 900 eleitores de 16 anos ou mais em Piracicaba, nos dias 25 e 26 de outubro. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo SP-02233/2024. O nível de confiança é de 95%.