Uma operação do Ministério da Agricultura e Pecuária e Polícia Federal de Campinas cumpre dois mandados de busca e apreensão para apurar um esquema de importação, fabricação e comercialização de substâncias agrotóxicas ilegais.
Os mandados são cumpridos em Taquaritinga, na região central do Estado, próximo a São Carlos, na residência e empresa do investigado apontado como responsável pela fabricação de fertilizantes agrícolas.
A investigação começou em junho após a apreensão no aeroporto de Viracopos, em Campinas, de uma grande quantidade de agrotóxico importada irregularmente da China sem qualquer licença ou autorização dos órgãos de controle e com indicação falsa sobre a natureza da mercadoria. Isso aconteceu em abril.
O investigado, conforme a PF, teria feito 11 operações de importação desta forma antes da apreensão em Viracopos.
As substâncias agrotóxicas seriam usadas na fabricação, modificação ou adulteração de produtos fertilizantes que seriam vendidos regularmente pelo investigado no Brasil.
Além das buscas, a Polícia Federal quer saber como os insumos eram utilizados na fabricação dos fertilizantes na empresa do investigado, para apurar possíveis outras irregularidades.
A operação foi batizada de Terra Limpa, e faz alusão ao foco do trabalho, que é acabar com as substâncias químicas tóxicas utilizadas na agricultura.