A creatina é um suplemento utilizado para melhorar o desempenho físico e a recuperação muscular, principalmente por pessoas que praticam atividades físicas como musculação, saltos e corridas. Mas é preciso ter cuidado com a escolha do suplemento, visto que a Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), reprovou algumas marcas por baixa concentração do composto.
O estudante Artur Correia Werneck está na fase do vestibular e conta que percebeu o aumento do desempenho nos estudos tomando creatina.
Já o professor doutor em Educação Física, Charles Ricardo Lopes, fala sobre os benefícios do suplemento.
Pesquisas recentes mostram que a marca e a qualidade do produto influenciam nos resultados. Uma análise feita pela Abenutri mostrou que algumas marcas não continham nenhuma grama de creatina no produto. Conforme a legislação, é permitida uma variação de até 20% entre a indicação da quantidade de creatina e sua presença efetiva no produto.
Rodrigo Ramos Catarino é professor da Unicamp e tem uma pesquisa focada na creatina. Ele conta que o laboratório realiza diferentes tipos de análises.
Dos 88 produtos analisados pela Abenutri, 77% foram aprovados e 23% reprovados. Além disso, 56% dos produtos reprovados são com variação de -100%. Outro ponto em destaque é que dos 41% reprovados em 2023, 21% destes foram aprovados neste ano.
Confira a lista com as marcas analisadas neste link.