A região de Campinas se destaca como um dos principais polos econômicos para o setor supermercadista em São Paulo, contribuindo de forma expressiva para o mercado de trabalho e o faturamento do Estado. Segundo dados da Associação Paulista de Supermercados (Apas), os 3.487 estabelecimentos localizados na região empregaram, em 2023, mais de 110 mil pessoas e geraram um faturamento de R$ 45,9 bilhões. Esses números representam 15,4% do faturamento total do setor no Estado de São Paulo e 16,88% do total de empregados em supermercados no território paulista.
O economista chefe da Apas, Felipe Queiroz, enfatizou a relevância de Campinas e outros 90 municípios da região para a economia supermercadista.
Entre os estabelecimentos da região, os pequenos mercados lideram em número, com 1.645 unidades, seguidos pelos supermercados, que somam 909 locais. Hipermercados com 222, atacadistas e atacarejos com 137 e outros tipos de lojas somam 574 unidades. Essa diversidade demonstra como a região sustenta um ecossistema abrangente e variado, essencial para o abastecimento e o atendimento às necessidades da população. De Campinas/ Lucas Neri