Um Guarda Municipal de Campinas ficou ferido durante uma ocorrência com um paciente psiquiátrico em surto no Jardim Itatiaia. O caso aconteceu na madrugada desta quinta-feira (31). Segundo a GM, a corporação atendeu a ocorrência por volta das 4h junto com o SAMU.
Uma vizinha contou à reportagem da EPTV que o homem foi levado até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Carlos Lourenço no início da madrugada, mas teria saído antes do atendimento terminar.
A comandante da Guarda Municipal de Campinas, Maria de Lourdes Soares, explica que ao chegarem no local, perceberam que o homem estava em surto.
Ele acabou agredindo um profissional de saúde e, quando os guardas e enfermeiros tentavam controlar a situação, acabou esfaqueando um guarda no rosto e no braço. Maria de Lourdes explica sobre a confusão.
Policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais da PM (GATE) foram chamados para auxiliar na operação. O homem conseguiu retornar para dentro do imóvel e se trancar. Eles utilizaram um megafone para tentar negociar com o homem, depois bombas de gás lacrimogênio.
O GATE ainda teve que usar uma arma de choque e na sequência ele foi contido e escoltado pelos policiais até uma ambulância do Samu. Ele recebeu os primeiros atendimentos e depois levado até um hospital no município.
O GM acabou sendo atingido e foi ferido na perna, braços e abdômen. Ele foi encaminhado para o Hospital Mário Gatti e não corre risco.
Com colaboração de André Galassi
Reportagem em atualização*