As câmeras de monitoramento instaladas na Mata Santa Genebra, administrada pela Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO) flagraram um casal de cachorros-do-mato caminhando pela unidade de conservação. O registro é considerado incomum.
Os cachorros-do-mato são monogâmicos e o casal pode ter de 3 a 6 filhotes por ninhada. Apesar de não ser listado como em risco de extinção, a perda de habitat e as doenças trazidas por cachorros domésticos estão causando a redução no número de animais.
Também neste ano, as câmeras registraram uma rara aparição diurna de duas fêmeas de onça-parda, animais de hábitos primariamente crepusculares e noturnos, e um filhote de onça-parda, em abril.
Desde 2012, as câmeras da Mata de Santa Genebra têm registrado a presença de uma fêmea, de um macho e de suas sucessivas ninhadas, oferecendo um rico acervo de dados sobre a vida selvagem local. Essas imagens não só contribuem para o estudo da fauna da região, mas também reforçam a importância da preservação desse ambiente natural, um refúgio vital para espécies como os cachorros-do-mato e as onças-pardas.
*Texto de Marília Coimbra, sob supervisão de Felipe Pereira.