O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) registrou um crescimento e renovação na frota de veículos zero quilômetros que circulam em todo o Estado. Em outubro deste ano foram mais de 105.680 mil primeiros emplacamentos de veículos, enquanto no mesmo período em 2023, foram 85.998. O número representa um aumento de 23%.
De acordo com Detran, de janeiro até outubro, o Estado registrou 950 mil pedidos de placas para carros recém-saídos de fábrica.
Além disso, a procura por veículos usados também aumentou, no último mês foram 470 mil transferências. Em outubro de 2023, o Detran-SP registrou 400.886 transferências. A quantia é 17% a mais do que o mesmo período em 2023.
O comerciante Antônio Gonçalves é uma das pessoas que já pensa em trocar o veículo. Ele tem dois carros, um para uso pessoal e outro para o trabalho.
De acordo com o economista da Facamp, José Augusto Ruas, a taxa de desemprego e a segurança de um emprego estável fortaleceram esse crescimento.
A expectativa do Detran é atingir a marca de 1 milhão de pedidos de emplacamentos de carros até o final de dezembro deste ano. A última vez que o departamento alcançou esse número foi em 2014.