Falências em Campinas mais que dobram em 2024; setor de serviços é o mais afetado

Pixabay/Divulgação

O cenário econômico de Campinas em 2024 expõe uma realidade preocupante para o setor empresarial. Dados do Indicador de Falências e Recuperação Judicial da Serasa Experian mostram que o número de pedidos de falência na cidade mais que dobrou em relação ao mesmo período de 2023. De janeiro a setembro deste ano, foram registradas 75 requisições, contra 35 no mesmo intervalo do ano passado. 

O aumento é ainda mais expressivo quando analisamos as falências decretadas: enquanto em 2023 apenas seis empresas tiveram a falência oficializada, em 2024 esse número subiu para 35. Já os pedidos de recuperação judicial também cresceram, passando de 29 no ano passado para 61 neste ano. 

De acordo com Luiz Rabi, economista do Serasa Experiean falou sobre os setores mais preocupantes. Ainda de acordo com o especialista, as pequenas e médias empresas são os mais impactados pela crise.

Embora os dados preocupem, na contrapartida, as concessões de recuperação judicial diminuíram. Em 2023, foram aprovados quatro pedidos, enquanto, em 2024, apenas uma empresa obteve o benefício até agora. Uma novidade, porém, foi a homologação de uma recuperação extrajudicial, algo que não havia sido registrado nos dois anos anteriores. 

A Serasa Experian destaca que ferramentas como a recuperação de dívidas e o uso de bases nacionais de negativados podem ajudar as empresas a aumentar a eficiência nas cobranças e melhorar o relacionamento com os clientes.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.