A prefeitura de Limeira publicou um decreto que define as ações preventivas e emergenciais a serem adotadas durante ocorrências envolvendo o período de chuvas na cidade.
A administração cita a implantação de um “programa de atendimento emergencial” para proteção da população em casos de desastres naturais, emergência e calamidades públicas.
O “Programa Preventivo Chuvas de Verão 2024/2025” começa a valer em 1º de dezembro e vale até 31 de março de 2025. Neste período, segundo o decreto, a cidade ficará em “observação permanente devido aos altos índices pluviométricos”.
Entre os objetivos estão implantar um conjunto de ações de preservação, resposta e recuperação entre todos os órgãos da administração direta e indireta; promover o atendimento às ocorrências em caso de emergências, como alagamentos, inundações, enchentes, deslizamentos, rachaduras em imóveis, problemas no trânsito, entre outros; manter em estado de alerta as áreas envolvidas para atendimento emergencial; remover temporariamente vítimas de enchente e deslizamento; e estabelecer procedimentos visando evitar ou reduzir a perda de vidas humanas e bens materiais de toda a população que habita em áreas de risco.
O documento também detalha que o programa será operado conforme dados de volume de chuvas, previsão meteorológica, observação de campo e de extravasamento de águas pluviais.
Foi criado um gabinete de crise para que seja responsável por todas as ações que serão planejadas e tomadas.