O Ministério da Educação autorizou a abertura de um curso de medicina na unidade de Hortolândia do Centro Universitário Adventista de São Paulo, o Unasp.
Segundo a universidade, o processo de autorização tramitava pelo MEC há dois anos e foi concluído após o curso receber nota máxima em avaliação realizada em visita do órgão no início de 2024.
A instituição de ensino informou que vai fazer parcerias com hospitais e unidades de atendimento da região, como o Hospital Municipal e Maternidade Mário Covas, a Irmandade de Misericórdia de Campinas, a Real Beneficência Portuguesa Campinas e a rede hospitalar Adventista.
A grade curricular ainda está sendo definida, mas já se sabe que o curso vai ter laboratórios especializados de aprendizado e prática em pelo menos oito práticas diferentes.
De acordo com o governo federal, a universidade poderá formar turmas de até 60 alunos e tem prazo de 24 meses, após a liberação, para iniciar a oferta do curso. Será a primeira faculdade de medicina de Hortolândia.
Com a habilitação, a região de Campinas passa a ter oito faculdades aptas a oferecer a formação. As demais ficam em Campinas, onde estão quatro, uma em Indaiatuba, uma em Jaguariúna e outra em Mogi Guaçu.