Já recebeu uma multa por evasão de pedágio devido a erro de cobrança? Essa situação tem se tornado cada vez mais comum, como explica o advogado especialista em trânsito, André Gomes.
O sistema de Tag Veicular é um adesivo eletrônico colocado em um local visível do veículo, geralmente próximo ao retrovisor ou para-brisa. Ao passar por pontos de cobrança automática, o código da TAG é lido, permitindo a abertura da cancela de forma automática. Contudo, nem sempre isso acontece como esperado, e, por isso, muitos motoristas acabam recebendo notificações de multa por evasão de pedágio. Essa infração é considerada grave, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, com penalidade de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH. Para o advogado, isso não deveria ocorrer.
Atualmente, no Brasil, diversas empresas oferecem esse serviço, além de bancos e cartões de crédito que também disponibilizam as TAGs. Embora a falha do dispositivo possa ser uma das causas, uma das empresas responsáveis pela emissão dessas TAGs emitiu uma nota destacando que há outras formas de registrar a evasão de pedágio.
Segundo a empresa, muitas vezes isso ocorre devido à alta velocidade dos motoristas ou por ação intencional, como quando o condutor se aproxima muito do carro da frente e aproveita o momento da abertura da cancela para passar sem ser identificado.
Independentemente da intenção do motorista, os sistemas de segurança são eficazes e raramente deixam de identificar a evasão. Quando isso acontece, a infração é registrada e encaminhada ao Detran, que, posteriormente, envia a multa ao endereço do proprietário do veículo.
A Tag Veicular foi criada para facilitar o trânsito dos motoristas em pedágios, drives-thru, estacionamentos e postos de combustíveis, evitando longas filas e congestionamentos.