Ouça a reportagem na íntegra.
Vidros quebrados, pneus murchos, carcaças enferrujadas. Pelas ruas de Campinas não é difícil encontrar carros abandonados nessas condições. Além da poluição na paisagem urbana, eles também podem prejudicar a saúde pública, servindo de criadouro para dengue, por exemplo, e outros insetos e animais.
A Emdec, o departamento de trânsito da cidade, realizou uma vistoria no município para identificar os veículos que estão abandonados. Conforme o levantamento, 842 veículos foram vistoriados e eles constataram que 738 estavam abandonados. Foram recolhidos ao pátio 71 carros e outros 30, que tinham praticamente só a carcaça, foram levados direto ao aterro.
O gerente de trânsito da Emdec explica os riscos de veículos nessas condições parados pelas ruas e como eles atuam diante desses casos.
Os veículos com sinais de abandono que não são retirados das ruas no prazo de cinco dias são guinchados e levados ao pátio. Caso os donos não façam a retirada, no prazo de 90 dias, os carros são leiloados.
Nos casos mais graves, em que o abandono oferece risco de acidente, por exemplo, os veículos podem ser removidos imediatamente pela Emdec, sem a notificação. Já quando os carros não têm mais nenhuma condição de uso, o destino é outro.
Para denunciar carros abandonados em Campinas basta entrar em contato com a Emdec pelo telefone 118 ou no site do departamento emdec.com.br.