Campinas teve 176 celulares roubados ou furtados por dia este ano

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Os casos cada vez mais frequentes de roubos e furtos de celulares tem levado os brasileiros a contratar seguros para os aparelhos. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado mostram que, em relação ao ano passado, os crimes desse tipo diminuíram, mas os números ainda são significativos.

Em Campinas, entre janeiro e setembro deste ano, foram mais de 5 mil ocorrências. 176 pessoas tiveram os celulares roubados ou furtados por dia. Já na Região Metropolitana de Campinas, que abrange 20 municípios, foram quase dez mil boletins de ocorrência registrados no período, com uma média de 333 casos por dia de pessoas que tiveram os celulares roubados.

Segundo a Federação Nacional de Seguros Gerais, existem cerca de 10 milhões de celulares segurados no Brasil, o que representa aproximadamente 4% do número total de aparelhos.

De acordo com a Porto, seguradora especializada em proteção para celulares e outros aparelhos, houve um aumento de 30% nas contratações de seguros de celulares no primeiro semestre de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023.

O valor médio mensal de um seguro para celular gira em torno de R$ 65, e os casos mais comuns para acionamento são os danos acidentais, seguidos por furtos e roubos. 

A estudante Helena Rocha é uma das pessoas que optou pela contratação de seguro para o celular. Ela não chegou a sofrer nenhum dano ou caso de furto ou roubo, mas quis se prevenir na hora de comprar um novo aparelho.

O delegado André Santos Pereira, presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo e especialista em segurança pública, ressalta que os números ainda são alarmantes. Mas ele destaca que as pessoas estão mais conscientes, o que pode ter diminuído a incidência em relação ao último ano.

O especialista reforça ainda as orientações de segurança para usar o aparelho com segurança em ambientes públicos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.