Após diversos relatos de falta de insulina no SUS, o Ministério da Saúde fechou um acordo para antecipar a entrega de 1,8 milhão de doses até o fim do mês de dezembro.
O acordo foi fechado durante reunião da ministra da Saúde, Nísia Trindade, com a gerente geral da multinacional que produz a vacina no país.
Com isso, 93% do volume contratado de canetas de insulina serão entregues até dezembro enquanto a previsão inicial era de 50% este ano.
A insulina a ser entregue pela empresa é produzida em planta localizada em Montes Claros (MG), reconhecida como a maior fábrica de insulinas do Brasil e da América Latina, com cerca de 2.000 funcionários.
A falta de insulina é um problema que se tornou mais frequente nos últimos meses, mas que não é exclusivo do Brasil. Há uma restrição da oferta do insumo, fundamental para o tratamento da diabetes.
Além do sistema público, há relatos também da falta do insumo nas farmácias particulares. A reportagem da CBN Campinas entrou em contato com várias unidades em Campinas. Em ao menos 10 delas, a insulina estava em falta, sem qualquer previsão para reposição do estoque.