A forte chuva que atingiu Campinas no início desta segunda-feira (2) causou enxurradas e transtornos em diversas regiões da cidade.
Na Avenida Princesa do Oeste, um dos pontos mais críticos, a força da água chegou a arrastar um carro estacionado. O proprietário do veículo não estava no local no momento do incidente. Equipes da Emdec, o departamento de trânsito da cidade, foram acionadas e prestaram apoio ao dono do veículo.
Na região do kartódromo, ouvintes registraram imagens que mostram a força da chuva, com ruas tomadas pela água. Na área do piscinão da Avenida Norte-Sul, apesar do grande volume de água, não houve transbordamento.
No entanto, o nível do reservatório subiu cerca de um metro, aproximando-se do ponto que poderia atingir a Avenida Rosa Belloto Grande, tradicionalmente a mais afetada ao redor do piscinão.
A Prefeitura de Campinas informou que houve o registro de cinco alagamentos de imóveis, nos bairros Jardim do Lago Continuação, Vila Rica, Residencial Novo Mundo e Parque Valença II (duas ocorrências).
Houve o registro, também, da queda de árvore no Residencial Campina Grande e alagamento em via pública no Satélite Íris I.
O maior índice de chuva foi registrado no Jardim das Bandeiras (região Sul) com 53,2 milímetros, ainda segundo a Defesa Civil.
O que diz a prefeitura:
A Prefeitura de Campinas enviou uma nota à CBN Campinas. Leia na íntegra:
Já está na programação da Prefeitura a realização de uma obra para quadruplicar a capacidade de absorção de água na região do Kartódromo. Serão abertos mais três pontos de captação de água para que a água possa ser escoada mais rapidamente, evitando alagamentos. A previsão é que os serviços sejam feitos a partir de janeiro. Importante ressaltar também que a região do Kartódromo x Av. Dr. Heitor Penteado é um dos pontos críticos monitorados durante as chuvas. A via tem sinalização da Emdec com placas de orientação e advertência para que seja evitada em caso de chuva forte e temporal. Inclusive, nesta segunda-feira, 2/12, o local foi bloqueado para evitar riscos para a população. A população deve ficar alerta pois a elevação do nível da água ocorre rapidamente, e não deve ser arriscar! O cidadão jamais deve andar ou dirigir em áreas de inundação.
A Prefeitura está realizando obras de pavimentação e drenagem na rua Estevam Guedes, que vão melhorar o escoamento de água no local. Quanto aos demais pontos serão realizadas vistorias, nesta semana, para verificar o que pode ter causado o alagamento nas vias, bem como o transbordamento do córrego.