A Prefeitura de Campinas anunciou nesta terça-feira (3), às 10h, o fechamento de todos os parques públicos da cidade. A medida é válida, pelo menos, por 24 horas.
Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, o fechamento ocorre a partir de 80 milímetros em 72 horas. Neste momento, Campinas registra acumulado de 91,9 milímetros (dados do Sidec – Sistema Integrado de Defesa Civil).
Ainda de acordo com a prefeitura, a cidade está em Estado de Atenção por causa do alto volume de chuvas.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no decorrer do dia, as precipitações estarão acompanhadas por raios e vento, e os atuais modelos meteorológicos indicam risco para acumulados significativos, principalmente na região de Campinas.
Bloqueios
Por volta das 10h, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) bloqueou a rua General Marcondes Salgado ao lado do Bosque dos Jequitibás para circulação, e também a pista interna da Avenida Heitor Penteado no entorno da Lagoa do Taquaral (Parque Portugal).
O bloqueio viário é adotado no trecho desde a altura da avenida Almeida Garret até o balão onde está situado o 4º Distrito Policial (DP). O objetivo é reduzir a circulação de condutores nestas regiões arborizadas, minimizando o risco de acidentes.
Saúde
A Secretaria de Saúde informou que a sala de odontologia do CS Costa e Silva foi atingida pelas chuvas. Os profissionais farão atendimento em outras unidades e os atendimentos aos pacientes agendados estão sendo reorganizados.
Mata de Santa Genebra
A Fundação José Pedro de Oliveira fechou o acesso à Mata de Santa Genebra na manhã desta terça-feira. Com os demais parques e bosques a situação será reavaliada na quarta (4).