Com um volume de 80 milímetros de chuva registrado em 24 horas, o Rio Capivari transbordou nesta terça-feira (3) em Monte Mor (SP), provocando alagamentos em ruas e imóveis. Segundo a prefeitura, o nível normal do rio nesta época é de 1,2 metro, mas a profundidade chegou a 4,09 metros após os temporais. Caso o rio atinja 4,5 metros, o transbordamento será considerado total.
Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que Monte Mor foi uma das cidades com maior volume de chuva no estado na segunda-feira (2).
No Jardim São Bom Jesus, um condomínio ficou ilhado, obrigando os moradores a colocarem tábuas para sair de casa sem atravessar a água barrenta. O analista de auditoria Claudiomar Siqueira, morador do local, descreveu os transtornos enfrentados:
Já no Jardim Colina 3, a água invadiu as ruas e alagou casas localizadas nas partes mais baixas. Moradores reclamaram ainda da ausência de asfalto na região, que agrava a dificuldade de locomoção em dias de chuva.
Em nota, a Prefeitura de Monte Mor afirmou estar ciente dos bairros afetados e que encaminhou as demandas à Secretaria de Planejamento de Obras. No entanto, ações de recuperação só poderão ser realizadas quando o tempo estiver mais estável.
Sobre o problema da falta de asfalto no Jardim Colina 3, a administração informou que a questão deverá ser discutida com a nova gestão, que assume em janeiro de 2025. Por enquanto, estão previstas apenas medidas emergenciais.
Além disso, a prefeitura destacou que outros pontos de alagamento na cidade foram registrados, como nas ruas Siqueira Campos e XV de Novembro.