A Polícia Militar de São Paulo identificou e afastou das ruas, na tarde desta segunda-feira, os três policiais que participaram de uma abordagem a uma mulher, no bairro Santa Amália, em Campinas, no dia 21 de outubro.
Em nota, a Polícia Militar afirmou que não compactua com desvios de conduta dos seus agentes e investiga o caso por meio de Inquérito Policial Militar. Disse ainda que todo e qualquer excesso cometido por policiais será penalizado em conformidade com a lei.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo também se pronunciou sobre o caso.
Em nota, a pasta informou que desde o início do ano passado, mais de 280 policiais foram demitidos e expulsos, enquanto um total de 414 agentes foram presos. A Polícia Militar mantém um programa de formação continuada para todo efetivo. Os policiais são submetidos a capacitações teóricas e práticas para atualizar e aprimorar as atividades de policiamento e o relacionamento com a sociedade.
Na ocorrência em questão, as imagens mostram que três policiais cercam a mulher e, em seguida, um deles, dá um soco nela, que cai no chão. A PM teria sido acionada depois de uma discussão entre ela e a própria filha, que é quem teria acionado a polícia.
Ainda segundo a mulher, os policiais não quiseram chamar o Samu eles mesmos a levaram para um hospital e depois para a delegacia onde ela foi ouvida e liberada.