O novo radar meteorológico no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), em Campinas deve estar em funcionamento nas próximas semanas. O equipamento, de 3,5 toneladas, está instalado em uma torre de 10 metros e terá capacidade para cobrir um raio de 100 km, com precisão elevada em até 60 km. Ele será integrado ao Centro de Meteorologia da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e aos sistemas estadual e federal de monitoramento.
O radar, adquirido para fortalecer as pesquisas do Cepagri, também auxiliará o trabalho da Defesa Civil do Estado de São Paulo, ampliando a capacidade de monitoramento de eventos climáticos extremos. Segundo a pesquisadora Ana Ávila, do Cepagri, o equipamento é um avanço importante, mas a falta de pessoal especializado na operação é um problema.
A Defesa Civil estadual emitiu uma nota oficial destacando que o radar da Unicamp será integrado ao sistema de monitoramento meteorológico do estado, coordenado pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). O órgão realiza monitoramento climatológico 24 horas por dia, e os dados gerados pelo radar serão analisados por meteorologistas para a emissão de alertas à população.
Ainda segundo a Defesa Civil, o radar possui múltiplas finalidades, com aplicações em diversas áreas como segurança pública, previsão do tempo e pesquisas científicas. No entanto, a emissão de alertas meteorológicos segue sendo uma atribuição exclusiva da Defesa Civil, que utiliza, entre outros meios, mensagens SMS para comunicar riscos iminentes.
Com essa nova estrutura, espera-se não apenas ampliar o alcance e a precisão do monitoramento meteorológico na RMC, mas também fortalecer a colaboração entre pesquisa acadêmica e ações de prevenção e resposta a emergências climáticas em todo o estado de São Paulo. De Campinas/ Lucas Neri