O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público deflagrou nesta terça-feira uma operação para combater um esquema de corrupção no agendamento de inspeções em veículos-tanque no posto de inspeção do IPEM (Instituto de Pesos e Medidas), em Paulínia.
Com apoio do 1º Baep (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar), foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão na residência dos investigados e nas sedes de pessoas jurídicas e do Posto de Inspeção de Veículo-Tanque e Vagão-Tanque do IPEM, em Paulínia.
De acordo com informações do Ministério Público, houve ainda apreensão de aparelhos eletrônicos, documentos, dinheiro em espécie e evidências da existência de falhas graves no sistema de agendamentos de inspeções pelo Instituto de Pesos e Medidas.
O MP informou que a operação desta terça-feira teve como objetivo apurar a cobrança de vantagens indevidas por integrante do IPEM, em acordo com despachantes que atuam no setor, como forma de burlar a fila de inspeções para obtenção do Certificado de Verificação Volumétrica (CVV).
A intenção era usar os veículos-tanque no transporte de líquidos, como combustíveis. Esses crimes teriam gerado grande prejuízo ao setor de transporte, com represamento das inspeções regulares, especialmente no período da pandemia de covid-19.
A CBN Campinas entrou em contato com o IPEM que informou em nota que instaurou procedimento disciplinar assim que recebeu a denúncia e encaminhou o processo para o Ministério Público. A operação deflagrada nesta terça-feira em Paulínia pelo Gaeco ocorreu em virtude dessa apuração iniciada pelo Ipem-SP. O Ipem-SP repudia qualquer ato de corrupção e, se comprovado, pune de forma exemplar os autores.