O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realiza nesta quarta-feira (11) o ‘Dia D’ em defesa do pedestre em Artur Nogueira, Indaiatuba, Mogi-Guaçu, Mogi-Mirim, Pedreira, Santa Bárbara D’Oeste e Vinhedo. Na ação, os agentes do departamento vão esclarecer dúvidas e reforçar a importância de um trânsito mais seguro.
De acordo com o Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito (Infosiga), de janeiro a outubro deste ano, 1.182 pedestres morreram por atropelamento no trânsito no estado de São Paulo.
O número representa 23% dos casos e uma alta de 15% em relação com o ano anterior. A categoria ficou atrás apenas dos motociclistas, com 42,3% dos óbitos.
O Superintendente Regional do Detran, Eduardo Gomes, fala sobre a expectativa da campanha realizada hoje. Eduardo também explica os desafios da conscientização no trânsito.
O superintendente destaca que é preciso ter uma cooperação entre os condutores, pedestres e instituições vinculadas à mobilidade urbana.
As ações têm parceria com a Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), junto ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), à Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), à Polícia Militar e à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), além da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM).
Neste ano, entre janeiro e outubro, foram 19 mortes por atropelamento de pedestres em Campinas. Na última terça-feira (10), uma idosa de 64 anos foi atropelada enquanto atravessava a faixa de pedestres na Avenida Senador Saraiva, em Campinas.
De acordo com o boletim de ocorrência, as testemunhas disseram que a mulher estava atravessando a faixa, quando foi atropelada por um ônibus que que vinha da Campos Sales.
O motorista disse aos policiais que a vítima estava correndo, e não viu a mulher. Ainda alegou que ela estava um pouco à frente da faixa de pedestres.