A prefeitura de Campinas iniciou a instalação de um alambrado no entorno de todo o perímetro do corpo d´água da Lagoa do Taquaral. O parque terá 2.700 metros de cerca em volta da Lagoa.
A Secretaria de Serviços Públicos afirma que essa medida tem como objetivo separar as capivaras que ficam soltas no local e ocasionalmente podem levar carrapatos por todo o parque.
A cerca tem 1 metro de altura, é de arame galvanizado e o alambrado é fixado em postes de concreto. Com o cercado, os animais vão ficar confinados no corpo d’água, ou seja, as capivaras não vão sair para pastar fora da Lagoa, elas vão comer a vegetação existente às margens da água, que fica na parte interna do alambrado.
A prefeitura afirmou que a segurança das crianças que frequentam o parque é outro motivo da instalação, que segundo a administração, o alambrado funciona como um guarda-corpo que serve para dar mais segurança aos visitantes.
A medida tem dividido opiniões entre as pessoas que frequentam o parque. O aposentado Moacir Franco acredita que a obra é importante.
Já o administrador Fábio Padilha não gostou do cercado no entorno da lagoa.
Outra pessoa que caminha no parque é o advogado Clovis Dure. Ele acredita que a cidade tem outras obras com prioridade para investimentos.
O investimento na obra será de R$313.200,00. A expectativa é que a instalação do alambrado seja concluída em 60 dias. Os serviços integram um conjunto de investimentos e manutenções recebidas pela Lagoa do Taquaral. Entre elas, estão a construção do Taquaralzinho, da Tirolesa, entre outras ações.