Um levantamento do Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) mostra que o número de pessoas que continuam trabalhando depois dos 60 anos aumentou no interior de São Paulo. A pesquisa registrou uma alta das pessoas ativas de 5,9% para 8,3% entre 2014 e 2023.
O setor de serviços é responsável por 55,6% das ocupações. A cozinheira Esvette Luchin da Silva tem 61 anos e conta que falta pouco tempo para se aposentar. A Zezé Santana, que é cozinheira no mesmo restaurante, já é aposentada, mas trabalha para complementar a renda.
O dono do restaurante, Sérgio de Simone, tem outros funcionários com mais de 60 anos.
Em 2014, o mercado havia registrado 1,4 milhões de idosos que tinham alguma ocupação. Em 2023, esse número saltou para 2,2 milhões de pessoas. Um aumento de 800 mil pessoas.
Eliane Navarro Rosandiski, economista da PUC-Campinas, explica que o aumento da expectativa e o custo de vida influenciam nessa alta. A economista conta que em alguns casos as pessoa se aposentam e buscam alternativas no microempreendedorismo.
O mestre de obras, Osvaldo dos Santos Oliveira, é uma das pessoas com mais de 70 anos que não quer parar de trabalhar tão cedo.
O levantamento do Seade mostra que o setor industrial é responsável por 14,5% dos empregos. A área de construção aparece com 11,2%, agricultura com 11,0% e o comércio com 10,8%.