Um caso de injúria racial foi registrado no último sábado (4) durante a partida entre Itapirense e América-RJ, que terminou com a vitória do time carioca, pela primeira rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior, no Estádio Municipal Coronel Francisco Vieira, em Itapira (SP).
De acordo com o boletim de ocorrência um jogador de 18 anos da Itapirense, teria ofendido um também atleta de 18 anos do América-RJ, com a frase “vai, macaco…” acompanhada de palavra de baixo calão. O caso ocorreu no final do jogo, enquanto os jogadores ainda estavam no campo, próximo à área.
O episódio foi citado na súmula do árbitro Elder Patrick Dantas. A Federação Paulista de Futebol, o América-RJ e a Itapirense se manifestaram sobre o assunto nas redes sociais.
O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Itapira como crime de preconceito de raça ou cor. A Federação Paulista de Futebol foi informada sobre o ocorrido e, por meio de nota, afirmou que repudia qualquer ato de racismo e garantiu que tomará medidas administrativas contra o jogador acusado, caso a apuração confirme os fatos.
A Esportiva Itapirense informou que está colaborando com as investigações e que abrirá uma apuração interna. O jogador acusado, até o momento, não se pronunciou sobre as acusações. Porém, o América divulgou uma nota relatando o caso. “Estamos comprometidos em garantir que medidas severas sejam tomadas contra os responsáveis”, afirma um trecho do documento emitido pelo do time carioca.