Após meses com baixa adesão na aplicação da 2ª dose da vacina contra a dengue, a Secretaria da Saúde de Campinas registrou um aumento de 58,2% na imunização do público-alvo durante o mês de dezembro.
Como estratégia, foi utilizado o robô que manda mensagens automáticas. Foram 7,5 mil mensagens diretamente para aquelas pessoas que deveriam receber a segunda dose da vacina.
De acordo com a administração municipal, ao todo, foram aplicadas 1.101 segundas doses do esquema em dezembro, sendo que 83,5% disseram ter recebido a mensagem sobre a necessidade de completar o esquema vacinal.
A medida faz parte das novas estratégias da Prefeitura para enfrentamento à dengue ao longo de 2025, após registrar a maior epidemia da série histórica em 2024, com mais de 121 mil casos e 84 mortes.
Um novo disparo de mensagens será feito até o fim da próxima semana.
Desde março do ano passado, toda pessoa diagnosticada ou com suspeita da doença, após atendimento no SUS Municipal, recebe uma mensagem disparada pelo chatbot que acompanha o estado de saúde do paciente, a fim de evitar casos graves.
Com um público-alvo total estimado em 65,2 mil pessoas, a metrópole aplicou 27,7 mil primeiras e segundas doses até segunda-feira. No total, 50,36% estão com o esquema incompleto.
O imunizante contra a dengue está disponível nos 68 centros de saúde. Deve ser aplicado em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Não é preciso fazer agendamento para receber. Basta levar documento de identidade com foto e a caderneta de vacinação (se tiver).
O esquema vacinal conta com duas doses, com um intervalo recomendado entre as aplicações de três meses.