O piloto de uma aeronave de pequeno porte morreu na manhã desta quinta-feira, em Ubatuba, após o avião que ele conduzia não conseguir pousar no aeroporto do município. A aeronave atravessou a pista, acabou explodindo após colidir contra o alambrado do aeroporto e a mureta da praia do Cruzeiro.
Cinco pessoas estavam na aeronave de acordo com informações da Prefeitura de Ubatuba: O piloto chegou a ser retirado das ferragens por equipes do Resgate que tentaram manobras de reanimação, mas ele não resistiu. Dois adultos e duas crianças que também estavam no avião foram socorridos para a Santa Casa de Ubatuba. Segundo o hospital, todas estão em atendimento e o quadro delas é estável. Um outro adulto também foi encaminhado à Santa Casa, mas ele estava na calçada e acabou atingido.
A Rede Voa, que administra o aeroporto, informou que o avião havia saído do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, e tentou pousar em Ubatuba. Segundo a concessionária, “as condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada”.
A aeronave, com matrícula PR-GFS, modelo 525, foi fabricado em 2008 pela empresa Cessna Aircraft. Ela tem capacidade para sete passageiros, além de dois pilotos.
Segundo o sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave estava com operação negada para táxi aéreo, mas com situação de aeronavegabilidade ‘normal’.